segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aposte no FUTURO aposte nas ENERGIAS RENOVÁVEIS

Hoje em dia, e cada vez mais se fala em energias Renováveis sendo Portugal um país rico em fontes de energia renováveis faz todo o sentido aproveitar essa fonte inesgotável. As energias Renováveis surgem assim como solução para diminuir o impacto ambiental, e para contornar o uso de matérias-primas que não sejam renováveis e cujo o seu valor tem vindo nos últimos anos a disparar como é o exemplo do petróleo e carvão
Apesar da utilização das energias renováveis ficar muito aquém do que poderia ser aproveitado estas dispõem de muitas vantagens, por comparação com as fontes de energia não renováveis:

1 - são fontes inesgotáveis de energia;
2 - têm poucos efeitos negativos sobre o ambiente;
3 - estão disponíveis um pouco por todo o país.

Falemos então das energias mais conhecidas e utilizadas em Portugal:
  • Energia Biomassa
  • Energia solar

A energia solar é uma energia garantida durante os próximos 6000 milhões de anos. Embora a Energia Solar seja a maior fonte de energia recebida pela Terra, a sua intensidade na superfície terrestre é baixa devido à elevada distância entre a Terra e o Sol e ao facto da atmosfera absorver e emitir parte da radiação.
Para aproveitar a radiação que nos é fornecida utilizamos os colectores solares térmicos que absorvem a radiação solar aquecendo a água que circula nos tubos, e que vai por sua vez directamente para o cilindro. A partir deste permite o aquecimento das águas sanitárias bem como aquecimento da casa através do piso radiante. A luz solar é assim um recurso natural renovável e não poluente, não produz lixo nem polui o ambiente .


A Biomassa é a energia gerada a partir de material vegetal; pode ser transformada em energia através de combustão, gaseificação, fermentação, ou produção de substâncias líquidas. É uma energia biológica em que o conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia. Esta energia pode contribuir para a redução do CO2 na atmosfera e consequentemente a redução do efeito estufa que são uns dos grandes problemas ambientais da actualidade, as cinzas são menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustíveis fósseis; menor corrosão dos equipamentos (caldeiras, fornos).


Assim trata-se de um investimento que rapidamente é rentabilizado obtendo os respectivos dividendos uma forma de aquecimento amiga do ambiente.
Consciente da importância da utilização destes aparelhos a Diadecor esta a proporcionar um oportunidade única que não pode perder ...